terça-feira, 17 de maio de 2011

Mais de mil trabalham na cerimônia de beatificação de Irmã Dulce


Terça-feira, 17 de maio de 2011, 13h57

Ariane Fonseca - Canção Nova


A cerimônia de beatificação acontece no próximo dia 22 de maio, em Salvador (BA.
Em cinco dias, Salvador será palco da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, a terceira beata nascida no Brasil. Cerca de 1.100 pessoas estão trabalhando desde o ano passado para a realização do evento, que acontece neste domingo, 22, no Parque de Exposições da capital baiana, a partir das 12h.

“Estamos providenciando para que tudo seja bonito e profundo. Não podemos perder a oportunidade de potencializar ainda mais o grande exemplo de vida deixado por Irmã Dulce”, explicou o coordenador da comissão organizadora da cerimônia, padre Manoel Filho - que também esteve a frente do evento de beatificação de Irmã Lindalva, religiosa que viveu na Bahia e foi beatificada em 2007.

Acesse

  • Página especial sobre a beatificação de Irmã Dulce



  • Saiba mais sobre a vida e obra da religiosa



  • Entre os responsáveis por fazer a festa acontecer, estão aproximadamente 500 voluntários, com idade entre 15 e 70 anos, que se dividem nos trabalhos das portarias, estacionamentos, altar, acolhida, central de imprensa, coral, ministros da Eucaristia, acólitos, agentes de coleta e médicos.

    “A honra e o compromisso norteiam nossa vida da Igreja agora. Temos a graça de ter dois túmulos de beatas, um de cada lado da rua, aqui em Salvador (Irmã Dulce e Bem Aventurada Lindalva), uma coisa que existe em poucos lugares do mundo. Mas isso também é uma seta que aponta para frente, somos exemplo, precisamos buscar cotidianamente a santidade, seja nas pequenas ou nas grandes coisas.”, explicou o sacerdote.

    Dentre as presenças eclesiais garantidas, estão a do cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que será o delegado papal na cerimônia de beatificação de Irmã Dulce; e do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

    Programação

    No dia 21, que antecede a cerimônia de beatificação, haverá uma missa no Santuário de Irmã Dulce, seguida de vigília. No dia 22, a primeira atividade será a exibição de um espetáculo que contará a trajetória de vida do 'Anjo Bom da Bahia', previsto para começar às 14h. À frente da apresentação artística, que reunirá dança, música e teatro, estarão 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce.

    Após a apresentação, às 17h, terá início uma Santa Missa, seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade.

    Segundo padre Manoel Filho, restam cerca de cinco mil convites e a previsão é que eles acabem ainda esta semana. Os últimos ingressos podem ser retirados na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na Avenida Bonfim, 161, Largo de Roma, em Salvador. A entrada é gratuita, mas só será permitida mediante apresentação do bilhete.

    Novena de Irmã Dulce

    Já está disponível para download a novena de Irmã Dulce. O material é composto de nove encontros de oração que apresentam a vida da religiosa como exemplo para quem busca um encontro íntimo com Deus. Segundo a Arquidiocese de Salvador (BA), a novena deve ter seu início sempre no dia 13, terminando no 21 de cada mês.


    Nenhum comentário: