quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Símbolos da JMJ estão na Paróquia Sant'Ana

Depois de passarem a noite em vigília no Arsenal da Esperança, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram à Paróquia Sant’Ana (rua Voluntários da Pátria, 2060), na zona norte da capital paulista, por volta das 9h.

Recebidos por uma fanfarra e alunos de vários colégios católicos da Região Episcopal Santana, a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora ficarão durante todo o dia na igreja que é a última parada da peregrinação dos símbolos pela Arquidiocese de São Paulo.

Conduzindo um momento de oração, o pároco, padre João Luiz Miqueletti, acolheu a todos e explicou aos estudantes o significado da presença da Cruz e do Ícone no Brasil. Ele também chamou a atenção para o fato de a Cruz estar sem o crucificado, para destacar que Jesus Ressuscitou, porém, o padre lembrou os muitos crucificados que ainda existem no mundo.

Padre João Luiz também ressaltou que os símbolos da JMJ já percorreram diversas partes do mundo, acolhidos por diversas culturas e marcando presença até em locais onde o cristianismo não é bem-vindo.

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, também esteve na Paróquia Sant’Ana e explicou aos jovens que, com a peregrinação dos símbolos, começa a preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2013 no Rio de Janeiro. O cardeal também motivou os jovens a acompanharem o momento especial que a Igreja no Brasil vive e, junto à Cruz, fez uma oração com os jovens.
Após a bênção dada pelo bispo auxiliar na Região Santana, dom Joaquim Justino Carreira, todos os jovens e demais fiéis formaram uma grande fila para se aproximar da Cruz e o Ícone.

Thais Golveia de Sales, 17 anos, é aluna do colégio Nossa Senhora da Consolata e nunca tinha ouvido falar sobre a Cruz da JMJ. Ela ficou muito contente em poder ouvir a história dos símbolos peregrinos. “Foi um momento muito especial. Espero que a presença da Cruz e do Ícone em nosso país ajude os jovens a conscientizarem-se sobre o valor da vida de fé”, disse.

Os símbolos permanecem durante todo o dia na paróquia, onde acontecem via-sacra, momentos de oração e a recitação do terço com grupos de crisma da região. Às 17h30 acontece uma missa presidida pó dom Joaquim e às 19h começa uma noite de evangelização com shows de diversas bandas da região episcopal, teatro e mais momentos de oração.

Na sexta-feira (23), será celebrada uma missa de envio dos símbolos peregrinos, que deixam a Arquidiocese e seguem para a Diocese de Guarulhos.

Nenhum comentário: