segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tempo litúrgico Advento por Alessandra Frederico

Materia publicada no Precursor boletim da Paróquia São João Batista do Brás na sua 10ªedição matéria feita por mim Alessandra Frederico

Advento (do latim ‘Adventus’: chegada, do verbo ‘Advenire’: chegar a) é o primeiro ciclo do tempo litúrgico, que começa no domingo mais próximo ao dia 30 de novembro e segue por 4 semanas.

O símbolo do advento é a Coroa: ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento; as cores das velas são as cores litúrgicas desse tempo de expectativa pela vinda do Cristo: roxa/lilás, rosa e branca. A cor litúrgica no primeiro, segundo e quarto domingos do Advento é o roxo ou o lilás, desde a estola até o véu do Cálice, símbolo de espera, ansiedade e expectativa. No terceiro domingo, chamado Domingo da Alegria ou Gaudette, a cor é rosa, que simboliza a alegria desta época do ano. - A cor rosada no altar, na Mesa da Palavra e nas vestes litúrgicas lembra-nos uma espera alegre, enche nossos corações de esperança e nos ajuda a distinguir este tempo do quaresmal, que é marcado pelo roxo da penitência. - Na semana do Natal, que vai de 24 de dezembro a 5 de janeiro, as cores usadas na liturgia são o branco e o ouro, simbolizando a luz, o sol da vida, a nova Vida.

Nas duas primeiras semanas é esperada a segunda e gloriosa vinda do Salvador e Libertador Jesus Cristo, e as duas últimas semanas são de preparação para o nascimento do Menino Deus. É uma época de preparação para a chegada do Senhor, e por isso é aconselhado que façamos uma reflexão sobre nossos erros e que confessemos os nossos pecados, para aguardarmos a vinda do Senhor com o coração limpo e cheio de esperança.

As leituras deste tempo litúrgico nos fazem refletir sobre valores importantes para toda a humanidade, como a esperança, a conversão, a pobreza e a alegria. No advento não se canta o Glória, para que não seja antecipada a alegria pelo nascimento de Jesus, e para que, na festa do Natal, nos unamos aos anjos nesse canto de louvor.

Nenhum comentário: