domingo, 27 de dezembro de 2009

Uma grande alegria: Deus habita entre nós!

23/12/2009
Estimado Povo de Deus em São Paulo!








Com os anjos e os pastores, contemplemos o Menino no presépio. Não se enche nosso olhar de luz, como o de Maria e José, ao contemplar o Filho de Deus tão próximo de nós?! Não sentimos também nós a vontade de exclamar com os pastores, cheios de admiração e louvor: que coisa linda Deus fez por nós! Não vem aos nossos lábios a exclamação da fé: meu Senhor e meu Deus!? No Menino da manjedoura, Deus vem ao nosso encontro para nos salvar. “Tanto amou Deus o mundo, que lhe deu seu Filho único… Deus não enviou seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,16).

Em cada Natal, Deus nos nos faz ver os muitos presépios, onde ele pode ser reconhecido ainda hoje. Em cada Natal, Jesus também sorri para nós e nos diz: eu vim ao mundo por você, coragem, estou aqui para lhe ajudar. Em cada Natal, ele espera nossa visita; nossos presentes, não mais de ouro, incenso e mirra, mas a homenagem de nossa vida. Em cada Natal, grande luz resplandece sobre nós e quer iluminar a cidade inteira.

Neste Natal, o presépio nos deve atrair com um olhar missionário. Quando Jesus nasceu, os anjos e os pastores proclamaram a glória de Deus e comunicaram sua grande alegria a todo o povo. Logo se tornaram missionários. Hoje são nossas iniciativas pastorais, nossas boas obras e nossas vozes que devem fazê-lo em cada canto da cidade de São Paulo, levando alegria sobretudo aos pobres, doentes, excluídos e a todas as pessoas que Deus ama. Irradiemos ao nosso redor a esperança e a certeza da presença de Deus: “ele está no meio de nós!”

Chegando à conclusão do ano, agradeço a Deus por todo o bem realizado e toda bênção recebida pela nossa Arquidiocese ao longo deste ano. Agradeço a dedicação de todos na realização da missão da Igreja nesta cidade imensa; de modo especial, neste Natal do Ano Sacerdotal, agradeço o serviço generoso dos nossos sacerdotes nas paróquias, comunidades e nas muitas responsabilidades da vida da Igreja compartilhadas por eles. Deus os abençoe e recompense! Deus abençoe todas as famílias e cada uma das pessoas!

Alegremo-nos todos no Senhor! Feliz e santo Natal a cada um dos queridos filhos e filhas da Arquidiocese de São Paulo!



Cardeal D. Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo

Natal de 2009


Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário: