sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hoje é dia de São Pedro! Saiba como são as comemorações em São Luís e em Cuiabá

Hoje é dia de São Pedro! Em todo o país, é tempo de homenagens ao guardião das portas do céu. O ritual começa ainda de madrugada na capital do Maranhão. 

Em São Luís, os grupos de bumba-meu-boi rendem homenagem a São Pedro. Os primeiros grupos chegaram ao local das comemorações à meia-noite. 

Do lado de fora, fazem espetáculo com platéia garantida. Dentro, prestam homenagens ao santo e agradecem a proteção que tiveram durante todo o mês de junho. Essa é uma tradição de mais de 50 anos na capital do Maranhão, tanto que hoje é feriado na cidade. 

Os devotos passaram a noite inteira de arraial em arraial. Pela disposição, parece que a festa está só começando. Amanhã tem mais, pois, no Maranhão, dia 30 é dia de São Marçal. Esse santo não é reconhecido pela Igreja Católica, mas todos os anos recebe as homenagens dos grupos de bumba-meu-boi. 

Festa para São Pedro em Cuiabá 

Em Cuiabá, a festa de São Pedro - à beira da água, claro - é tradição há, pelo menos, 30 anos. A homenagem a São Pedro começa na comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande, com uma procissão na água. Os fiéis partem para um trecho do Rio Cuiabá, carregando a imagem do santo. 

Depois, ocorre o encontro com os festeiros. Muitos pescadores nem dormiram. Eles passaram a noite preparando as três toneladas de peixe que pescaram nos últimos dias. A comida deve alimentar as cinco pessoas mil esperadas para a festa. 

É assim que pretendem levar alegria à toda população da comunidade, ao som dos ritmos ribeirinhos como o siriri.
Fonte http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL814058-16020,00-HOJE+E+DIA+DE+SAO+PEDRO+SAIBA+COMO+SAO+AS+COMEMORACOES+EM+SAO+LUIS+E+EM+CUI.html

Nenhum comentário: