quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Adveniat – 50 anos: ajuda missionária concreta


Em 1961, os bispos da Conferência Episcopal da Alemanha criaram uma organização que recebeu o nome de Adveniat. A palavra vem do Latim e se encontra no Pai Nosso: “adveniat Regnum tuum” – venha o teu Reino.
O objetivo da iniciativa era promover anualmente uma campanha em todas as igrejas católicas da Alemanha, durante o Advento, e realizar uma coleta, no dia do Natal, para levantar fundos destinados a ajudar a Igreja na América Latina a se desenvolver e a desempenhar melhor sua missão.

Neste ano, a “Ação Adveniat” está comemorando seu 50º aniversário. Durante as cinco décadas de sua existência, a ajuda prestada pela Adveniat foi imensa, sobretudo para a formação do clero, de religiosos e leigos, para a edificação de igrejas, seminários, conventos e centros de pastoral, ou para a aquisição de material de apoio para a ação pastoral. Dificilmente, algum sacerdote ou religioso da América Latina não foi beneficiado, de alguma maneira, pela Adveniat, nesse período.

A Adveniat tem sua sede na cidade de Essen e está diretamente ligada à Conferência Episcopal da Alemanha, sob a responsabilidade de uma Comissão Episcopal, uma Diretoria Executiva e um corpo de monitores que acompanha os projetos recebidos das diversas áreas do Brasil e da América Latina. Os pedidos de ajuda devem obedecer a critérios determinados; após o exame e a aprovação, sua execução e a prestação de contas das entidades beneficiadas são acompanhadas criteriosamente. Trata-se de uma ajuda material significativa e uma solidariedade concreta na realização da missão da nossa Igreja.

Nos dias 13 e 14 de outubro, foi comemorado em Essen o Jubileu de Ouro da Ação Adveniat, com uma retrospectiva de seu impressionante volume de projetos já apoiados e com uma reflexão sobre sua atuação futura. Com o arcebispo de Friburgo, presidente da Conferência Episcopal Alemã, o bispo de Essen e vários outros arcebispos e bispos da Alemanha, também participaram da comemoração vários bispos da América Latina. Eu mesmo também participei, convidado pela direção da entidade.

Nos anos mais recentes, além de manter o apoio específico à formação dos agentes de pastoral, a Adveniat intensificou estímulos e até ofereceu assistência especializada às Igrejas locais nos diversos países da América Latina, ajudando-as a desenvolver mecanismos e iniciativas de autossustentação. De fato, além da progressiva diminuição dos recursos disponíveis pela própria Adveniat, seria impensável manter por tempo indefinido uma dependência econômica significativa da Igreja da América Latina em relação àquela de outros países; de resto, a pobreza em nossos países já não é tão grande, como foi há algumas décadas, de maneira que os nossos fiéis precisam ser chamados à efetiva participação também na sustentação da ação evangelizadora e pastoral de suas próprias comunidades locais.

A abertura da 50ª Campanha da Ação Adveniat será feita no próximo dia 27 de novembro, 1º domingo do Advento, pela primeira vez fora da Alemanha: a missa será celebrada numa comunidade da periferia de São Paulo e transmitida ao vivo para a Alemanha pela TV estatal alemã (ZDF) e, para todo o Brasil e a América Latina, pelas TVs daqui, ligadas à nossa Igreja. Será uma ocasião para agradecer a Deus e pelos benfeitores e de rezar pela Igreja na Alemanha.

Ao mesmo tempo, nós já estaremos em plena Campanha para a Evangelização no Brasil, buscando recursos para apoiar a ação evangelizadora com a generosa participação do nosso povo católico. Estamos aprendendo a fazer o mesmo que faz a Adveniat!

(Publicado no jornal O SÃO PAULO, edição de 18/10/2011)

Nenhum comentário: