sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DOM ODILO SCHERER RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO


RenattodSousa
RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Arselino Tatto (PT), realizou nesta quinta-feira (20) sessão solene para a entrega do título de cidadão paulistano ao Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.
“A comunidade católica paulistana e todos aqueles que reconhecem o valor desse brilhante homenageado estão em festa. Ele traduz melhor que ninguém os valores da busca pela dignidade humana. Ele tem uma missão divina, confiada somente aos grandes homens. Em suas ações a igreja católica tem se fortificado. Esse título é uma homenagem singela desta Casa a quem sempre se dedicou a melhorar a vida dos que vivem em nossa cidade”, disse o vereador proponente.
Nascido em 21 de setembro de 1949 em Cerro Largo (RS), tornou Scherer tornou-se arcebispo de São Paulo em 2007, mesmo ano em que se tornou cardeal da igreja católica. Realizou seus estudos primários no Seminário São Jose, em Toledo (PR). Foi então transferido para o Seminário Menor São José, em Campo Largo, região da Grande Curitiba.
Depois disso, estudou filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, também em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS). O Cardeal é ainda mestre em filosofia e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e doutor em teologia, pela mesma instituição.
“Agradeço pela concessão da cidadania da cidade de São Paulo, sinto-me muito honrado e manifesto aqui meu mais profundo agradecimento. A cidade atraiu e ainda atrai pessoas de todo Brasil pelos mais variados motivos. Cosmopolita e pluralista, ela é também acolhedora. Como nas famílias, há sempre lugar para mais alguém em São Paulo. Também eu vim de longe, e só ouvia contar as histórias daqui. Ser acolhido oficialmente como um dos paulistamos me honra e faz com que me empenhe ainda mais para fazer o que posso pelos meus concidadãos no lugar que ocupo ”, afirmou o homenageado da noite.
Durante o presbiterado, o cardeal arcebispo foi reitor e professor no Seminário Diocesano São José, em Cascavel, professor de Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo, professor de Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina, membro da Comissão Nacional do Clero da CNBB e oficial da Congregação para os Bispos, na Cúria Romana, dentre outros cargos ocupados.
Em 28 de novembro de 2001 Scherer foi eleito bispo-titular de Novi e auxiliar de São Paulo. Recebeu a ordenação episcopal em  fevereiro de 2002. Em março do mesmo ano tomou posse como bispo auxiliar de São Paulo.
“Lembro-me das palavras de Dom Odilo, dizendo que o bom governante é aquele que transforma cidadãos em cidadãos de bem. Em homens e mulheres felizes. Temos por ele a gratidão por jamais deixar de apontar para o nosso povo como devemos agir para nos sentir bem. É por isso que o parabenizo”, disse o vereador José Police Neto (PSD), presidente da Câmara Municipal.
Prestigiaram a solenidade Alda Marco Antônio (PSD), vice-prefeita de São Paulo; Dom Cláudio Hummes, arcebisbo emérito de São Paulo; Dom Antônio Maria Mucciolo, arcebisbo emérito de Botucatu e presidente da Rede Vida; Ênio Tatto (PT-SP), deputado estadual; Gilmar Tatto (PT-SP), deputado federal; e os desembargadores José Roberto Nalini, Antônio Rulli Junior e Antônio Carlos Malheiros.

(20/10/2011 - 20h55)

Nenhum comentário: